Você sabe o que é CNV e como ela pode ser útil para diminuir conflitos familiares tão recorrentes durante a pandemia?
A Comunicação Não Violenta é uma metodologia comunicacional desenvolvida por Marshall Rosenberg que visa aprimorar os relacionamentos interpessoais por meio de habilidades na escuta e fala.
A proposta é que a comunicação não seja automática e repetitiva, estimulando interações mais conscientes, com presença, escuta ativa e falas despidas do peso dos julgamentos, depreciações e comparações.
A CNV possui quatro pilares:
▪️ observação – pressupõe focar no que está sendo dito sem atribuir uma carga de preconceito, julgamento ou crítica, assim conseguimos evitar posturas defensivas ou de vitimismo por exemplo.
▪️ sentimento – nessa etapa devemos analisar como você se sente em relação ao que acabou de observar/ouvir. Qual emoção foi desencadeada?
▪️ necessidade – essa fase é onde realizamos um exercício de reflexão para identificar o porquê de nos sentirmos de determinada maneira diante da fala do outro. Quais necessidades estão pulsando e motivando nossas ações e reações? Além disso, nesse momento devemos tentar nos colocar no lugar do outro e procurar identificar também as necessidades dele e o que ele realmente está tentando dizer.
▪️ pedido – a partir do momento em que conseguimos identificar nossas emoções e a do outro, fica mais fácil nos expressar de forma clara e demonstrar nossos reais desejos. Manifestar nossos pedidos de forma positiva e clara, sem fazer exigências, e se certificando de que o outro compreendeu.
Após conhecermos os fundamentos da CNV , verificamos o quanto podemos aperfeiçoar nossos diálogos, tornando-os mais saudáveis e com verdadeira conexão e empatia, aprendendo a evitar uma comunicação alienante e violenta.
Essa ferramenta pode ser de grande valia em tempos de confinamento imposto pelo Covid-19, em que os parentes (pais,filhos, cônjuges, etc) precisam conviver em período integral, propiciando o surgimento de atritos e desentendimentos.
Toda mudança na rotina gera estresse e afeta diretamente nossos relacionamentos, e para gerir esses conflitos, o diálogo sempre será o melhor caminho.
Aprender a ouvir e a se expressar de forma adequada, respeitando as diferenças de opiniões, e buscar o consenso, é fundamental para um convívio familiar harmônico e para superar a crise atual que estamos vivenciando!